Uncategorized12 Jun 2010 03:59 pm

Ufa, um dia a gente acorda e percebe que viveu. Viveu várias experiências, muitas horríveis, mas muitas memoráveis.

Sempre reflito sobre o fato de morar em um país estrangeiro. Ainda que vizinho do Brasil, as diferenças são enormes. Existem coisas que me fascinam e me apaixonam dia a dia, outras que me assustam e outras que são incrivelmente reveladoras.

Mais uma vez, vamos ao cliché: dizem que ao viajar para um país estrangeiro com o intuito de conhecer novas culturas, em realidade, fazemos uma viagem-descoberta de si mesmo. Por isso muitos empreendem viagens místicas, vão visitar a Índia, Jerusalém, enfim, pode até ser um país vizinho. O fato é que a distância tem o poder de aguçar a visão, despertar sentidos adormecidos e revelar traços sutís (ou nem tanto) da nossa personalidade.

Os amigos são fundamentais. Não é por acaso que estão em primeiro lugar. Primeiro acontece o processo de desapego. Quando tomada a decisão de mudar de país automaticamente se inicia um processo de despedida. Para alguns talvez seja melhor passar por ele o mais rápido possível. Eu precisei de tempo. Tentei transformar cada momento com os amigos que deixei em momentos especiais. A despedida foi gradual e o contato, depois da mudança é crucial para o meu bem estar.

Acho que fiz minha transição bem. Até poucos dias atrás estava totalmente certa de que essa questão de ir e vir é parte natural da vida. Que as pessoas vão e vem e que tudo bem. Na verdade, não tenho mais certeza de nada! Quando meu casal de melhores amigos argentinos, N&M, me disseram que vão se mudar para Europa, não pude esconder um pouquinho de tristeza (e olha que são apenas 6 mese) e pude, quem sabe, provar um pouco do que meus amigos, no Brasil, sentiram…não gostei. Obviamente estou feliz pela oportunidade que têm, que vamos ser amigos sempre, não importa a distância, o tempo, nada. Meu casal de amigos favoritos vai ser sempre meu casal de amigos favoritos. Uma amizade de verdade, carinho e confiança que acontecem poucas vezes na vida. Uma amizade que aquece o coração. Vou morrer de saudade de N&M, mas vou estar esperando a volta, ou o reencontro, seja onde for. Então aí está, descobri que uma coisa é praticar o desapego quando se vai, outra bem diferente é deixar ir…Agradeço a meus amigos que ficaram e souberam (e sabem), me deixar ir com o coração leve e a memória dos nossos melhores momentos.

Também sabia, sim, mas é bom ter certeza, já que nessa vida é tudo tão passageiro, que o mellhor dos amores é aquele que está sem ser evidente, que permite alçar voos e saltar, pois alguém vai te apoiar na queda e chorar de tanto rir com você se for o caso. Que podemos negligenciar a dieta, o sono, o descanso, mas não podemos negligenciar as pessoas que amamos. Que é dessa relação tão especial que alimentamos nossas esperanças e fé na vida. Que com pessoas queremos estar próximos, queremos compartilhar, desde as coisas mais simples e ridículas, até nossas maiores dúvidas existenciais.

Queria que meu amigos soubessem, mais uma vez, que se não fosse por eles, bem…eles sabem…

Para meu casal de amigos argentinos favorito, N&M: saibam que meu maior desejo é que sejam felizes e que vou sentir saudades! Mas estarei aqui, cuidando de jardins, flores, outros amigos, escalando montanhas e acalentando a espera dos nossos próximos encontros.

Feed on comments to this Post

Leave a Reply