Ler é parte essencial da minha vida. Contato com os livros, com as palavras, idéias, mundos diversos, teorias, visões divergentes sobre um mesmo ângulo. Sonho, fantasia e realidade que se misturam colorindo o árido dia-a-dia.
O papel dos livros e suas lições em minha vida jamais poderão ser esquecidos. Companheiros de noites insones ou causadores de insônia…Incomodam e provocam em determinados momentos, em outros, são conforto e libertação.
Uma das últimas definições que li sobre literatura é muito simples e, ao mesmo tempo, tão completa: “(…) literature is the art that expresses in words that appeal to our senses of the beautiful”. Há que se considerar, apenas, que a literatura pode ser somente um registro escrito, mas o artista, este sim, transformará a palavra em arte, expressão de beleza e a imortalizará.
Assim, rendo homenagem a um autor que todos já ouviram falar, mas acredito que poucos tenham, de fato, mergulhado em sua obra: Franz Kafka e “Metamorphosis”. Pena que não sei alemão… Mas a leitura em inglês ajudou. Não é à toa que se trata de texto imortal. É ler para crer… Não tenho a menor intenção de fazer uma análise crÃtica de Kafka, não tenho o menor direito. Só sei que se trata de mais uma daquelas leituras que jamais se apagará da memória. Ficará o incômodo e a perplexidade sobre a genialidade de alguns seres humanos. Rendo-me completamente a essa admiração e reafirmo as palavras do autor que diz que existem muitos escritores, mas nem todos são, realmente, artistas.